sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dirigentes da FETAEP conhecem trabalho das Redes de Referências no Território Cantuquiriguaçu


No último dia 08, dirigentes sindicais ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) conheceram o trabalho das Redes de Referências para a Agricultura Familiar em Espigão Alto do Iguaçú, no Território Cantuquiriguaçu. O município pertence à Microrregião I da Delegacia Regional II da FETAEP.
O evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, entre lideranças sindicais, agricultores e técnicos. O Projeto Redes esteve representado por seus Coordenadores no Território Cantuquiriguaçu, Dimas Soares Júnior (Iapar) e Valério Moro (Emater), além do pesquisador Nilceu Lemos da Silva da Área de Sanidade Animal do Iapar.
A apresentação do trabalho das Redes foi dividida em dois momentos. Primeiro, o trabalho foi apresentado por Dimas Soares Júnior, que detalhou as características, objetivos e estrutura das Redes de Referências com destaque à instalação das Redes no Território. Na sequência, a apresentação foi dividida com a família Kwiatkoski que explanou sobre a experiência vivenciada na construção de um sistema melhorado de produção de leite.
O casal Silvestre e Josefa Kwiatkoski integra as Redes desde 2006, a propriedade da família tem 38,62 ha de área. Nos dois primeiros anos de implantação da proposta, a receita bruta da propriedade saltou de 5,5 para 16,3 salários mínimos mensais. A produção de leite, que girava em torno de 4,5 mil litros/mês, atualmente alcança 13 mil com o mesmo número de vacas em lactação.
Complementando a apresentação, no período da tarde os participantes foram a campo para conhecer a propriedade e ver de perto as mudanças adotadas nas áreas de pastagens, no manejo alimentar e sanitário, além de observar os mecanismos de gestão adotados e a nova sala de ordenha que recentemente os Kwiatkoski conseguiram construir.
A intervenção das Redes no território de Cantuquiriguaçu prioriza os sistemas leiteiros. De acordo com dados da Área de Socioeconomia do Instituto Agronômico do Paraná, a taxa de crescimento anual da produção no Território entre 1997 e 2006 chegou a 11%, colocando-o em destaque no cenário estadual e potencializando a adoção das inovações testadas e validadas junto aos agricultores colaboradores.
As Redes de Referências para a Agricultura Familiar têm o apoio do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Renata Santos (com informações do Coordenador Mesorregional da Região Norte, Dimas Soares Júnior)
Bolsista na Área de Comunicação Social (Jornalismo)
Programa Universidade Sem Fronteiras / Seti / EMATER/IAPAR
Telefone: 43 3376 2249
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!