quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Redes de Referências promovem curso de capacitação para produtores de leite em Pato Branco

A equipe das Redes de Referências para a Agricultura Familiar realiza, nesta quinta-feira, dia 26, um curso de capacitação a produtores de leite, com ênfase na área das forrageiras de inverno. O evento ocorre na Unidade Regional de Pesquisa do IAPAR, em Pato Branco, e conta com um público estimado em 40 pessoas, entre produtores, técnicos, pesquisadores e outros agentes envolvidos nos trabalhos das Redes.
“A ideia principal é trazer à Unidade os agricultores e todo o pessoal que está envolvido nas Redes de Referências, para que eles conheçam melhor o trabalho e as atividades que são feitas no IAPAR”, conta o assistente de Ciência e Tecnologia do Instituto, José Nilton Sanguanini. “Às vezes as pessoas não sabem o que acontece exatamente, então o objetivo do encontro é fazer essa integração entre o produtor e a Instituição”, complementa.

No curso, serão ministradas palestras sobre temas que compõem a atividade leiteira, como manejo, integração lavoura-pecuária e pastagens. No período da tarde, os participantes farão uma visita a campo, para conhecer a coleção de forrageiras, bem como outras tecnologias desenvolvidas pelo IAPAR.

A pesquisadora do Instituto em Pato Branco, Norma Kiyota, esclarece que, como boa parte das famílias participa das Redes há, relativamente, pouco tempo (cerca de 1 ano), o curso faz parte de um processo de formação, que teve início com o diagnóstico das propriedades.

“É interessante ressaltar que este curso não é uma iniciativa estanque, ele faz parte de todo um processo de formação dos produtores”, diz Norma. “Outro ponto é que estamos formando, estruturando, uma equipe com profissionais novos e pretendemos agora regionalizar a pesquisa, adequá-la às características aqui da região sudoeste”, acrescenta a pesquisadora, que também destaca a importância da integração entre as famílias atendidas pelas Redes e a Unidade do IAPAR em Pato Branco.

“Então, antes de começar o curso, nós vamos apresentar os pesquisadores e a Instituição, para fazer com que os produtores conheçam a realidade aqui do IAPAR”, conclui Norma.

As Redes em Pato Branco – O extensionista da EMATER em Pato Branco, José Antonio Nunes Vieira, conta que, no momento, as ações das Redes de Referências no município têm se concentrado no fechamento das áreas de lavoura, com o objetivo de analisar os benefícios que o sistema integração lavoura-pecuária pode trazer aos agricultores no próximo ano, tanto com a produção de grãos, quanto com a atividade leiteira.

“Estamos analisando para que ele, o produtor, não tenha somente grãos ou leite, mas o conjunto que envolve toda a sistemática da agricultura familiar. Está sendo feito, também, um mapeamento, para trabalhar a rotação de culturas e o manejo, dentro do sistema de integração lavoura-pecuária”, explica Vieira.

“E um dos objetivos deste curso do dia 26 é fazer com que os produtores também consigam entender esse processo, os benefícios que esse sistema pode trazer”, completa o extensionista.

Programação:

Curso sobre integração lavoura-pecuária
Data: 26 de agosto de 2010 – quinta-feira.

Horário: 8:30 às 16:00 hs.

Local: Iapar – Pato Branco.

Participantes: famílias do Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar e técnicos (40).

Coordenação do evento: Dra. Norma Kiyota – Pesquisadora da Área de Socioeconomia.

Programação:
08:30 Recepção

09:00 Abertura
Alceu Luis Assmann – Coordenador Regional Técnico de Pesquisa do Iapar
Ilário João Caglioni – Gerente Regional Emater
Responsável: Norma Kiyota

09:15 Atividades do Iapar.
Apresentação dos pesquisadores dda Unidade de Pato Branco
Responsável: Dr. Alceu Luis Assmann

09:45 Integração lavoura e pecuária e resíduos da adubação química para a forragem de inverno
Palestrante: Dr. Alceu Luis Assmann

10:30 Consorciação de pastagens e cultivares de aveia
Palestrante: Dr. Elir de Oliveira

12:30 Almoço

14:00 Coleção de forrageiras (campo)
Palestrantes: Dr. André Luis Filnkler da Silveira
Eng. Agr. Francisco Migliorini

14:30 Cultivares de aveia (campo)
Palestrante: Dr. Elir de Oliveira

15:15 Outros experimentos da Estação Experimental do Iapar (campo)
Responsáveis: Dr. Alceu Luis Assmann
Téc. Agr. José Nilton Sanguanini
Téc. Agr. Eloir Myszka

16:00 Encerramento.

As Redes de Referências – Conduzidas pelo IAPAR e pelo EMATER, as Redes de Referências constituem um programa de colaboração e desenvolvimento à agricultura familiar. As Redes atuam em diversas regiões do estado, visando a aplicação do conhecimento científico na construção de sistemas produtivos melhorados. As Redes de Referências para a Agricultura Familiar têm o apoio do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Jornalista Flávio Augusto
Mtb 7907
Bolsista na Área de Comunicação Social (Jornalismo)
Programa Universidade Sem Fronteiras / SETI / IAPAR
Telefone: (43) 3376-2249
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!