segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Equipe das Redes de Referências realizam visitas técnicas em 14 propriedades com produções orgânicas no Vale do Ivaí

Entre os dias 20 e 28 de julho, a equipe das Redes de Referências atuante no Vale do Ivaí realizou visitas técnicas em 14 das 19 propriedades atendidas pelo projeto “Construção e transferência de referências tecno-econômicas em sistemas de produção familiares orgânicos do Vale do Ivaí”.
Os bolsistas entregaram e capacitaram os agricultores sobre o uso dos cadernos de registros econômicos e financeiros. Tal medida permite aos agricultores controlarem os custos e os lucros do sistema produtivo. Foram visitadas as cidades de Nova Tebas, , Jardim Alegre, Cândido de Abreu, Borrazopolis, São Pedro do Ivaí, Ivaiporã e Ariranha do Ivaí.
Além da entrega dos cadernos, nestas visitas técnicas foram esclarecidas dúvidas dos produtores. O projeto ‘Orgânicos do Ivaí’ foi iniciado em abril de 2009, a próxima etapa é o plano operacional, onde ocorrem as ações práticas de ajustes, melhorias e inovações, recomendadas às famílias de agricultores. Para a continuidade dos trabalhos são consideradas as condições financeiras, a mão – de – obra, bem como o interesse e as metas de cada família.
Recentemente, a equipe se reuniu com o coordenador das Redes pela EMATER, Sérgio Luiz Carneiro, e com pesquisadores do IAPAR de Londrina para ajustar melhor as propostas de intervenções a serem feitas nos sistemas produtivos.
Os principais sistemas produtivos integrantes do projeto agroecológico das Redes tem na fruticultura orgânica, grãos e cereais orgânicos e olericultura orgânica, seus principais produtos. No município de Nova Tebas, a principal receita é oriunda da produção de frutas onde se destaca o maracujá orgânico, entretanto, a produção leiteira é crescente.
O grupo que atua na região é composto por 25 pessoas, entre bolsistas, extensionistas e o corpo de apoio do Iapar e do Instituto Emater. As Redes de Referência para a Agricultura Familiar, no Vale do Ivaí, tem o apoio do Programa Universidade Sem Fronteiras e da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Renata Santos (com informações da Bolsista, Maria Elisa Vicentini, e do coordenador do projeto “Orgânicos do Ivaí”, Paulo Henrique Lizarelli)
Bolsistas na Área de Comunicação Social (Jornalismo)
Programa Universidade Sem Fronteiras / Seti / IAPAR / EMATER
Telefone: 43 3376 2249
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!