segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Redes de Referências promovem mais um Dia de Campo no Norte Pioneiro

120 agricultores participaram de Dia de Campo em São José da Boa Vista, na região do Norte Pioneiro do estado do Paraná
Mapa da propriedade da família Lima, que sediou o Dia de Campo no final do último mês

A família Lima, colaboradora das Redes de Referências há quase dois anos, abriu as porteiras da propriedade com o objetivo de disseminar práticas utilizadas no sistema de produção de leite em pasto, que levaram as 11 vacas Jersey-Holandesas em lactação a produzir cerca de 190 litros de leite por dia, com uma média diária de 17 litros por animal. Antes do acompanhamento das Redes, a família possuía 8 vacas que produziam 72 litros de leite, com uma média diária igual a 9 litros por animal.
De acordo com Jovanete José Lima, proprietário do sítio que sediou o Dia de Campo, o evento mostrou novas técnicas de manejo de solo para produção de leite em pasto e só foi realizado graças a uma parceira entre produtores e instituições. “A experiência que tivemos nas Redes de Referências é muito boa e a tendência dessa parceria com o Iapar e o Emater é que ela aumente os benefícios para nós, pequenos produtores”, comenta.
Já para o vice-prefeito de São José da Boa Vista, Wagner Mattos Cardoso, as culturas mais tradicionais da região (milho e feijão) dificultavam a obtenção de lucro constante por parte dos pequenos produtores e o leite foi a alternativa mais viável que eles encontraram. “Nós temos produtores aqui da região que começaram produzindo 10 litros de leite por dia, mas graças aos recursos do PRONAF, à pesquisa,  à assistência técnica e aos treinamentos, eles já aumentaram esse valor e passaram a ter uma renda mensal”, acrescenta.

Assistência
As Redes de Referências para a Agricultura Familiar acompanham cerca de 250 produtores familiares e têm 35 sistemas de referências descritos em 17 regiões de todo o estado do Paraná. Na região do Norte Pioneiro, a equipe desenvolve sistemas melhorados junto à 19 famílias desde o ano de 2009. Depois do acompanhamento das Redes, a família Lima, que é formada por Jovanete José Lima, Índia Estela Araújo Lima e João Alexandre Lima, também implantou o sistema silvipastoril em uma área equivalente a 1,47 hectares.

Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!