segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Redes de Referências ampliam número de Unidades de Teste e Validação (UTVs)

Pesquisadores das Redes em visita à propriedade da família Francelino, de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro

As Redes de Referências para a Agricultura Familiar pretendem aumentar o número de Unidades de Teste e Validação (UTVs)  implantadas em propriedades de colaboradores em diferentes regiões do estado do Paraná. A família Francelino, de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, se prepara para a inclusão neste trabalho. De acordo com o coordenador estadual das Redes pelo Iapar, Rafael Fuentes Llanillo, as atividades com os produtores do Norte Pioneiro começaram no ano de 2009 em ação apoiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
Segundo Fuentes, os sistemas de produção trabalhados no Território estão baseados, essencialmente, nas culturas de café, grãos, morango, pecuária de leite e na olericultura. “Então, no decorrer de 2009, foram elaborados 21 planos de propriedades visando à melhoria desses sistemas de produção”, reforça. O pesquisador acrescenta que a implantação de uma UTV proporcionará um aperfeiçoamento técnico da família Francelino e dos demais produtores da região, uma vez que ela servirá de referência para os demais.
Com a inclusão da família, a equipe de validação de rotação de culturas de grãos passa a possuir cinco UTVs, localizadas nos municípios de Arapongas, Santa Mariana, Cafeara, Umuarama e Wenceslau Braz. “Já foi feita a escolha da área e as primeiras amostragens de solo, que são os passos iniciais da implantação de uma UTV", conta Fuentes. Por parte do Emater, existe uma boa expectativa em relação à melhoria dos sistemas de grãos na região. O extensionista Sidney Barros Monteiro revela que "algumas ações já estavam sendo levadas adiante na pecuária leiteira, no café e no morango, mas nos sistemas de grãos, a atuação é inédita junto à família do agricultor”.

A família Francelino
De acordo com o extensionista Luiz Carlos Pereira, a família é composta por Jabur Francelino, Benedita Francelino e Paula Gabriela da Silva. Em relação à produção de grãos, a família conta com aproximadamente 30 hectares, sendo uma sucessão contínua de soja no verão e aveia no inverno. "Temos muito trabalho daqui para frente porque pretendemos, juntamente com o produtor, desenvolver um sistema de rotação de culturas baseado no plantio direto com qualidade", conclui.

Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!