segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Propriedade das Redes “de porteiras abertas” para a difusão

Dia de Campo na propriedade da família Silva reuniu mais de 130 produtores da Região do Norte Pioneiro

A família Silva, colaboradora das Redes de Referências há quase dois anos, abriu as porteiras da propriedade com o objetivo de disseminar práticas utilizadas no sistema de produção de leite em pasto, que levaram as 40 vacas Jersey-Holandesas em lactação a produzir cerca de 850 litros de leite por dia, com uma média diária de 21 litros por animal.
De acordo com Maria Odete Silva, integrante da família que recebeu os produtores no Dia de Campo, o grupo começou a trabalhar com leite há 21 anos, mas o negócio não seguiu adiante. Depois disso, eles trabalharam em lavouras de feijão, fato que colocou em risco a saúde da família por conta do uso abusivo de agrotóxicos.
Mas foi há seis anos que o produtor catarinense Nivaldo Michetti levou à região técnicas adequadas de manejo que aumentariam a produtividade das vacas leiteiras, como o cocho trenó, o pastejo rotacionado e a adubação de cobertura. Tais novidades fizeram com que a família voltasse a trabalhar com leite. “No começo foi difícil, nós ficamos com medo de perder o sítio, mas pouco tempo depois, nós já sentimos os resultados. Hoje eu espero continuar crescendo e espero contribuir para que os outros também cresçam”, acrescenta Maria Odete.
Já para José Milton Silva, filho de Maria Odete, a entrada da família nas Redes, há dois anos, fez com que eles continuassem a fazer uso das práticas disseminadas por Nivaldo Michetti. “Se chega uma orientação, tudo o que eles me passam, eu vou atrás, é um prazer trabalhar com esse pessoal. Tenho uma gratidão imensa por tudo o que eles já fizeram para a gente”, comenta o produtor.

Dia de Campo
Nem mesmo a chuva impediu que produtores da região visitassem a propriedade da família Silva, em Santana do Itararé, durante o Dia de Campo, que aconteceu no último dia 30. O evento contou com três baterias explicativas distribuídas ao longo do sítio.
A primeira delas falava sobre as técnicas de manejo de solo utilizadas pela família. A médica veterinária Vanessa Miyakawa e alguns integrantes da COOQUALI, grupo informal de produtores da comunidade local, falaram sobre a importância de investimentos na alimentação e na sanidade das vacas para garantir uma boa produtividade de leite.
Já a segunda bateria, explicava os resultados alcançados pela família durante o acompanhamento das Redes de Referências. O coordenador mesorregional norte das Redes pelo Iapar, Dimas Soares Júnior, o bolsista Henrique Navarro Fonseca e o produtor José Milton Silva mostraram aos visitantes que, em pouco menos de dois anos, o grupo apresentou uma evolução considerável na própria qualidade de vida.
Na última bateria, produtores da COOQUALI defenderam a importância da organização para a sobrevivência no campo. O grupo se formou em outubro de 2004 com o objetivo de conciliar rentabilidade e conservação ambiental. Atualmente, conta com quase 30 participantes que produzem mais de 12.000 litros de leite por dia, escoando parte da produção para a Cooperativa Agropecuária Castrolanda.
De acordo com o extensionista do Emater e o idealizador do Dia de Campo, Eugênio Pedroso, o evento mostrou os bons resultados alcançados pela família no sistema de produção de leite. “É possível realizar, em áreas pequenas e em um tempo razoavelmente curto, uma excelente evolução da qualidade de vida dos agricultores”, comenta o técnico.
Já para a jovem produtora de Santana do Itararé, Adriana Raquel de Oliveira, o Dia de Campo proporcionou uma troca de conhecimento entre produtores. Ela também afirma que as famílias da região só têm a ganhar com a aplicação de práticas conservacionistas. “Por conta disso, eu estou tendo uma oportunidade de crescer aqui, não penso em ir embora nem em ficar longe dos meus pais”, conclui.

Crédito de texto e imagem: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!