segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto Redes Oeste resgata produtores de leite

 
O pesquisador das Redes pelo Iapar, Luiz Moreira Coelho Junior, orientando o produtor Pedro Marin, do município de Missal
As Redes de Referências da região Oeste do estado voltam a acompanhar o trabalho de seis produtores de leite. De acordo com o pesquisador da Unidade Regional de Pesquisa Oeste (URP-Oeste) do Iapar, Luiz Moreira Coelho Junior, o Projeto estava em compasso de espera desde 2008. “A intenção, daqui para frente, é ampliar o número de estabelecimentos rurais atendidos pelas Redes”, acrescenta.
Já para José Luiz Bortoluzzi da Silva, especialista em pecuária leiteira que acompanha pequenos agricultores vinculados às Redes desde o ano de 2005, “o Projeto passou por um período de carência de extensionistas de Redes para o acompanhamento de propriedades, mas agora está se recompondo com o reforço da equipe do Iapar”. Bortoluzzi acrescenta que a sua principal função, no caso da bovinocultura de leite, que é a atividade predominante na região, consiste em orientar o pequeno produtor no planejamento forrageiro, no manejo do rebanho e na qualidade do leite.

Estatísticas
As Redes de Referências para a Agricultura Familiar acompanham cerca de 250 produtores familiares e têm 35 sistemas de referências descritos em 17 regiões de todo o estado do Paraná. Na região Oeste, além dessas seis propriedades leiteiras, a equipe acompanha 17 famílias das Redes Orgânicas, está iniciando trabalho nas Redes Integração Lavoura-Pecuária em parceria com a Coopavel e também existe a possibilidade de aproximação com o Frigorífico Diplomata.

Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!