segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Redes de Referências intensificam ações de validação no Norte Pioneiro


O pesquisador da Área de Melhoramento Vegetal do Iapar, Tumoru Sera, em visita à propriedade do produtor Eliseu Menin, de Carlópolis

Os pesquisadores do Iapar Dimas Soares Júnior e Tumoru Será, além do bolsista Henrique Navarro Fonseca, estiveram em cinco propriedades do Território Norte Pioneiro entre os dias 19 e 22 de setembro com o objetivo de planejar Unidades de Teste e Validação (UTVs) em implantação de lavouras cafeeiras na região. Dentre as famílias que receberam os profissionais do Instituto, estão a de Eliseu Menin (Carlópolis), José Avilar Rissa Filho (Ribeirão Claro), Orlando de Campos (Ibaiti), Orlando da Silva Pires (Japira) e Jeremias De Col (Pinhalão).
De acordo com Dimas Soares Júnior, as Redes de Referências buscam o apoio dos demais programas e áreas técnicas do Iapar para a instalação das UTVs. “Nós já trabalhávamos em sistemas leiteiros com manejo de pastagens e balanceamento e também com rotação de culturas em sistemas de grãos, mas a novidade agora é a implantação da validação em lavouras de café em parceria com o Programa Café e a Área de Melhoramento Vegetal do Iapar, que possui um trabalho forte de melhoramento de café”, complementa o pesquisador.
As UTVs implantadas nessas cinco propriedades receberão a supervisão do pesquisador da Área de Melhoramento Vegetal, Tumoru Sera, que disponibilizará sete diferentes cultivares de café visando a adequação climática e o escalonamento da colheita. Os profissionais já fizeram um primeiro contato com as famílias e um reconhecimento das áreas onde serão implantadas as Unidades. “A partir de agora, será feito um plano para a implantação das lavouras cafeeiras nas UTVs e dentro de algumas semanas, começaremos as ações para concretizar esse plano”, acrescenta Soares Júnior.
Já para Tumoru Sera, a parceria entre as Redes de Referências para a Agricultura Familiar e a Área de Melhoramento Vegetal do Iapar, que inclui o Programa Café, reveste-se de grande importância, uma vez que “os novos materiais com características superiores estarão cada vez mais disponíveis aos  pequenos produtores da região”, conclui o pesquisador.

Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!