quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pesquisadores das Redes de Referências capacitam profissionais da Embrapa Pesca e Aqüicultura

Pesquisadores das Redes de Referências apresentaram a metodologia de trabalho em um curso realizado na delegacia regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Palmas (TO)

Os pesquisadores das Redes de Referências, Rafael Fuentes Llanillo e Dimas Soares Júnior, ministraram um curso de metodologia para instalação e acompanhamento de redes de referências de unidades produtivas, entre os dias 16 e 18 de novembro, na delegacia regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Palmas (TO). O evento contou com a participação de 23 profissionais da Embrapa Pesca e Aquicultura, a mais nova unidade da empresa no país, além de extensionistas da Ruraltins e da Sescoop e um professor da Faculdade Católica.
De acordo com Dimas Soares Júnior, o curso proporcionou uma boa troca de experiências entre profissionais de diversas áreas, como a de economia, agronomia e engenharia da pesca. “As intervenções que os profissionais da Embrapa fizeram no decorrer do curso foram muito pertinentes e nós voltamos com a sensação de que contribuímos para uma futura aplicação da metodologia das Redes de Referências nos sistemas de produção voltados à pesca e à aquicultura”, destaca.
Para Soares Júnior, a metodologia das Redes pode ser aplicada a qualquer tipo de sistema de produção, desde que esteja adequada à realidade na qual ele está inserido. “Já tivemos essa experiência em outros três estados do país, que foram Rio Grande do Norte, Goiás e Mato Grosso do Sul. Cada um teve uma evolução em graus diferenciados, mas o que podemos concluir é que a metodologia do Projeto é aplicável a qualquer local, mas necessita de algumas adequações”, acrescenta o pesquisador.
Já para o pesquisador da Embrapa Pesca e Aqüicultura, Manoel Xavier Pedroza Filho, a visita dos especialistas das Redes contribuiu para o desenvolvimento do Projeto Divinópolis, que atende cerca de 80 piscicultores dos municípios de Divinópolis e Abreulândia, região oeste do estado de Tocantins. Pedroza, como líder do Projeto, pretende gerar incrementos tecnológicos que auxiliem as famílias envolvidas a melhorar seu nível de vida. Dentre as instituições que participam dessa iniciativa estão a Universidade Federal de Tocantins (UFTO), o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), o Instituto de Desenvolvimento Rural de Tocantins (Ruraltins) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado de Tocantins (Seagro).


Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!