quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pesquisador da Área de Solos do Iapar fala sobre sua contribuição no trabalho das Redes de Referências

O pesquisador da Área de Solos do Iapar, Ademir Calegari

Ademir Calegari tem formação em técnico agrícola, em Cândido Mota (SP), e em agronomia, na Universidade Federal de Pelotas (RS). Ele fez mestrado na Universidade de Aberdeen, na Escócia, e doutorado na Universidade Estadual de Londrina, com estágios na Universidade de Paris, na França, e na Universidade do Kansas, nos EUA. O pesquisador, que também é líder do Programa Solos e Água do Iapar, contribui com o trabalho das Redes de Referências para a Agricultura Familiar há quase dois anos.

Qual a sua contribuição nas Redes de Referências?
Eu sou líder do Programa Solos e Água do Iapar e tenho 28 anos de experiência como pesquisador. A minha experiência maior é com sistema de plantio direto e com rotação de culturas em todo o estado do Paraná. Por isso, sou chamado para participar de eventos vinculados às Redes e também consigo alguns materiais para melhoramento de solos das propriedades acompanhadas pelo Projeto. Não tenho um envolvimento ativo, mas esporádico, e que tem dado bastante certo para o aprimoramento desse trabalho tão importante que as Redes de Referências fazem no estado.

Alguma sugestão para a melhoria do trabalho da equipe?
A sugestão que eu tenho é a de que as Redes devem ser cada vez mais fortalecidas, com o envolvimento de mais pessoas no trabalho. Eu acho que esse trabalho de fortalecimento deve contar com o apoio dos municípios e das associações de produtores. Eu acho que também é válido fazer um levantamento mais aprimorado das necessidades e das experiências dos pequenos produtores.

Em quase dois anos de contribuição para as Redes, o que o senhor conclui?
O que eu vejo é o seguinte, é uma metodologia muito interessante e muito aplicável ao nível de pequenos produtores e das organizações. É também um método interessante de difusão e validação de tecnologia, porque você pega alguns produtores que são lideranças, que têm a sua metodologia já desenvolvida e validada, e você coloca alguns componentes para melhorar e traz produtores de outras regiões para ver o que está sendo feito. Então, é uma forma muito interessante de levar adiante essa metodologia de trabalho. O que eu tenho visto é que o Projeto ajuda na manutenção da agricultura familiar sustentável no estado e faz com que os pequenos produtores sobrevivam com dignidade no campo.

Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!