quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Integrantes das Redes de Referências discutem ampliação do uso da metodologia de trabalho


Pesquisadores e extensionistas das Redes de Referências estiveram reunidos durante o dia todo para rediscutir a metodologia de trabalho da equipe

Integrantes das Redes de Referências estiveram reunidos no último dia 10, na sede do Iapar, em Londrina, com o objetivo de apresentar um balanço do que já foi feito em 13 anos de trabalho, além de discutir a ampliação do uso da metodologia aplicada junto às propriedades vinculadas ao Projeto. O evento contou com a presença do diretor técnico do Emater, Natalino Avance de Souza, e dos diretores técnico-científicos do Iapar, Armando Androcioli e Augusto Araújo, que reconheceram a importância do Projeto no cenário agrícola estadual.
De acordo com Souza, as principais diretrizes traçadas pelo governo do estado no meio rural são a maior competitividade da agricultura, a sustentabilidade e a qualidade de vida no campo. O papel do Emater neste cenário consiste em orientar os agricultores para que eles otimizem seus sistemas de produção, além de operar políticas públicas que subsidiem a classe.
Diante dessa sobrecarga de funções propostas aos extensionistas, a instituição enfrenta dificuldades em acompanhar os agricultores mais de perto, mas a expectativa da diretoria técnica do Emater é mudar essa situação em curto prazo. Para tanto, a instituição pretende contratar 300 novos funcionários até o início do próximo ano.
Souza também destaca a importância da integração entre pesquisa e extensão como acontece nas Redes de Referências. Para ele, agora o principal desafio nesse Projeto é a difusão massiva dos resultados gerados através do envolvimento de especialistas dos projetos por produto que auxiliem o trabalho tanto do Emater quanto do Iapar.
Já para o diretor técnico-científico do Iapar, Armando Androcioli, as Redes de Referências correspondem a uma ferramenta eficaz de diagnóstico da realidade e de validação de sistemas melhorados em escala-piloto. Agora, os principais desafios que elas devem enfrentar são a mudança das propriedades do entorno das regiões nas quais atuam, além da integração com os demais programas do Instituto, como ocorre no caso do Norte Pioneiro, em que a implantação da validação em lavouras de café em seis propriedades do Território decorre da parceria entre o Programa Sistemas de Produção, o Programa Café e a Área de Melhoramento Vegetal do Iapar.

Estatísticas
As Redes de Referências para a Agricultura Familiar acompanham 263 produtores familiares e têm 35 sistemas de referências descritos em 17 regiões de todo o estado do Paraná. Mais de 60% dessas propriedades são monitoradas pelo software catarinense CONTAGRI, que realiza um acompanhamento bem detalhado desses empreendimentos. Além disso, as Redes promovem, há 13 anos, um trabalho de melhoria técnica dos sistemas e de difusão de tecnologia. Só para se ter uma ideia, entre os anos de 2009 e de 2010, foram realizados 42 eventos de difusão com mais de 2500 participantes.

Crédito de imagem: Edino Ferreira da Silva
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!