quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Metodologia das Redes de Referências deverá dar suporte ao processo de difusão de tecnologia em 3000 propriedades do Paraná em 2014

Da esquerda para a direita: o coordenador estadual das Redes pelo Emater, Edson Luiz Diogo de Almeida, o coordenador regional de leite do Emater de Pato Branco, José Antonio Nunes Vieira, o gerente de operações estadual do Emater, Diniz Dias de Oliveira, o gerente regional do Emater de Pato Branco, Luiz Francisco Lovato e o coordenador estadual das Redes pelo Iapar, Rafael Fuentes Llanillo

A coordenação das Redes de Referências para a Agricultura Familiar visitou doze regiões do estado do Paraná entre os meses de novembro e dezembro deste ano com o objetivo de propor a ampliação da metodologia de trabalho do Projeto aos chefes regionais e estaduais do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A equipe também visitou algumas propriedades já vinculadas às Redes, reforçando, com isso, a importância da continuidade do trabalho nesses empreendimentos.
De acordo com o coordenador estadual das Redes pelo Emater, Edson Luiz Diogo de Almeida, essa iniciativa visou recompor a equipe de trabalho, definir conteúdo e calendarizar a capacitação nas regiões. “Nós já fechamos vários treinamentos que vão começar a ocorrer agora no ano de 2012 e as etapas iniciais vão contar com a participação de técnicos que já estão envolvidos com algumas Unidades de Referências”, explica.
Já para o coordenador estadual das Redes pelo Iapar, Rafael Fuentes Llanillo, a metodologia do Projeto foi comprovada como eficiente porque muitas propriedades vinculadas a ele estão em um grau bastante avançado em relação à melhoria dos sistemas. “A metodologia das Redes já foi comprovada como eficiente e o que nós buscamos agora é aplicá-la de forma mais simplificada nas Unidades Referenciais do Emater para difundir os resultados obtidos em maior escala”, acrescenta o pesquisador.
Fuentes também reforça o compromisso estabelecido com as diretorias do Emater e do Iapar no desenvolvimento desse trabalho de expansão da metodologia do Projeto. “Nós temos a oportunidade de expandir a utilização do nosso método e o nosso compromisso principal com as diretorias de ambas as instituições é efetuar a qualificação dos técnicos que vão trabalhar no campo”, afirma. De acordo com o pesquisador, a capacitação desses técnicos terá início na segunda quinzena de março de 2012 e contará com 32 horas de treinamento, divididas em dois módulos de 16 horas cada.

Crédito de imagem: Arquivo/ Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!