quarta-feira, 27 de julho de 2011

Projeto Redes retoma desenvolvimento de novo sistema para monitoramento de propriedades


Integrantes do Projeto Redes estiveram reunidos, na última semana, para a apresentação final do novo sistema de monitoramento de propriedades

Integrantes das Redes de Referências para a Agricultura Familiar estiveram reunidos, na última semana, para a apresentação do novo sistema de monitoramento de propriedades. De acordo com o coordenador estadual das Redes pelo Emater, Edson Luiz Diogo de Almeida, esse novo software foi desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades do trabalho, mas ainda precisa receber alguns retoques para ser usado de forma efetiva.
Segundo Diogo de Almeida, os integrantes das Redes utilizavam um sistema de planilhas para gerir as propriedades, denominado Rede de Propriedades de Referências (RPRs). Logo depois, passaram a fazer uso do software SAP, desenvolvido pela OCEPAR. Entretanto, tais ferramentas se mostraram limitadas para uma análise dos locais monitorados dentro das exigências metodológicas.
Diante disso, pesquisadores e extensionistas das Redes começaram a usar o software catarinense CONTAGRI. Ele faz um monitoramento mais abrangente, mas, como foi desenvolvido pela EPAGRI, está mais adequado à realidade do estado de Santa Catarina. “Acreditamos que esse novo software possa fazer o gerenciamento das propriedades com maior controle, mas por precaução, continuaremos fazendo uso do CONTAGRI”, afirma.
Já o coordenador estadual das Redes pelo Iapar, Rafael Fuentes Llanillo, destaca que o novo sistema possui uma solução via web, ou seja, possibilita o acesso on-line dos dados de todas as unidades produtivas monitoradas. Segundo Fuentes, tal acessibilidade proporciona um acompanhamento mais ágil e preciso das propriedades. “Tem tudo para ser uma ferramenta de agilização do processo, preenchendo essa rotina tão característica que é o acompanhamento de propriedades”, conclui.

A empresa LidaWeb
A LidaWeb é uma empresa com foco no agrobusiness e conta com mais de 2.400 propriedades rurais ativas em seus sistemas de monitoramento, dentre elas, 1.072 são predominantemente leiteiras. Os softwares desenvolvidos por ela utilizam a ferramenta Java Flex, que permite o acesso simultâneo de mais de 1.000 usuários.
De acordo com Ademir Morgenstern, um dos sócios da empresa, o novo software desenvolvido exclusivamente para as Redes gerencia grupos de propriedades e, ao mesmo tempo, analisa o trabalho da equipe como um todo. A previsão para este ano é de, finalizando o desenvolvimento, motivar os integrantes do Projeto para que o software passe a ser utilizado em todas as propriedades trabalhadas.
Segundo Morgenstern, o novo sistema de monitoramento é simples de ser usado. Por isso, técnicos, extensionistas e pesquisadores vão aprender a gerenciar as propriedades apenas na prática, sendo desnecessária qualquer tipo de capacitação. Os dados armazenados estarão protegidos por senha e apenas a equipe das Redes terá acesso aos mesmos. A divulgação desses números poderá ser feita, por diferentes meios, entre os quais o boletim das Redes, veiculado de forma periódica via email.


Crédito de texto e imagem: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!