terça-feira, 5 de julho de 2011

Coordenador estadual das Redes pelo Iapar avalia o trabalho da equipe

O engenheiro agrônomo e coordenador estadual do Projeto Redes pelo Iapar, Rafael Fuentes Llanillo

Rafael Fuentes Llanillo se formou em 1978 pela Esalq/USP, de Piracicaba, em São Paulo. Seis anos depois, defendeu sua tese de mestrado em economia agrária também pela Esalq. Em 2007, adquiriu o título de doutor em solos pela UEL. Começou a trabalhar no Iapar como pesquisador em 1979 e assim continua até então.
Além disso, foi líder do Programa Sistemas de Produção do Iapar no período de 1985 a 1991, voltando a atuar com a mesma função neste ano. É coordenador estadual do Projeto Redes pelo Iapar desde 2009. Na entrevista abaixo, Fuentes expõe e avalia o papel da pesquisa no setor agrícola paranaense e, mais especificamente, no Projeto que ele coordena.

Rafael, qual a função do coordenador estadual das Redes pelo Iapar?
A minha principal função é articular a execução dos trabalhos das Redes entre o Iapar e o Emater, garantir recursos financeiros para execução de pesquisa adaptativa nas propriedades, constituir as equipes mesorregionais com dois pesquisadores cada e articular a participação de pesquisadores especialistas quando necessário.

Quais os benefícios que o Projeto oferece às famílias vinculadas a ele?
O principal benefício das famílias é a obtenção de conhecimentos e inovações em primeira mão e de servir de exemplo para milhares de produtores que usam sistemas de produção do mesmo tipo.

O que deve ser feito para melhorar o desempenho dessas famílias?
Na maior parte dos casos, trata-se de adaptar soluções e inovações já existentes às condições locais, mas existem situações em que é necessário voltar aos laboratórios de pesquisa para obter as soluções.

Qual o papel da pesquisa no setor agrícola paranaense e, mais especificamente, no Projeto Redes?
A pesquisa desempenha papel crucial na obtenção de inovações que melhorem a renda e o bem-estar das populações que vivem no meio rural, assim como que atendam aos interesses dos consumidores e das agroindústrias com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. As Redes, por sua vez, são uma zona de contato entre produtores, extensionistas e pesquisadores, onde o papel da pesquisa é testar e validar as inovações em condições reais de produção.


Crédito de texto e imagem: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!