terça-feira, 5 de julho de 2011

Doutorando belga visita propriedades das Redes

O doutorando belga, Bert Vander Vennet, volta para o seu país na próxima semana

O belga Bert Vander Vennet é formado em agronomia e é mestre em sociologia rural. Neste ano, ele começou o doutorado e veio ao Brasil com o intuito de complementar as suas pesquisas. Ele conta que o foco do seu trabalho é a sustentabilidade na produção de suínos e, consequentemente, no cultivo de soja, porque o grão serve de alimento para esses animais. “Eu queria fazer essa pesquisa para saber as histórias que estão por trás desses produtos, as histórias dos agricultores”, complementa Vennet.
O doutorando está no Brasil há apenas três meses e já visitou algumas propriedades familiares vinculadas ao Projeto Redes. Segundo ele, o trabalho dos extensionistas e dos pesquisadores da equipe é semelhante ao desenvolvido pelas instituições da Bélgica porque os agricultores de ambos os países possuem características parecidas. “A imagem que os brasileiros têm da Europa é que tudo vai bem, mas os pequenos produtores de lá enfrentam as mesmas dificuldades que os daqui”, acrescenta Vennet.
De acordo com o doutorando, as principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores belgas e brasileiros são, principalmente, a baixa lucratividade e o êxodo rural, ou seja, o deslocamento da população do campo para as grandes cidades. “A atuação do Projeto Redes aqui no estado do Paraná é essencial para ajudar os agricultores a enfrentar essas dificuldades. O Projeto, definitivamente, é um exemplo a ser seguido”, conclui.


Crédito de texto e imagem: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!