terça-feira, 5 de julho de 2011

Iapar e Ipardes definem planos de ação voltados à agropecuária paranaense


O gráfico mostra a distribuição dos alimentos produzidos pela agricultura familiar brasileira com base no Censo Agropecuário de 2006

Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e técnicos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) participaram de uma reunião, no início deste mês, que discutiu planos de ação voltados à área rural paranaense. Tais planos são baseados nos resultados do Censo Agropecuário de 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o coordenador mesorregional norte do Projeto Redes e um dos pesquisadores do Iapar que participou da reunião, Dimas Soares Júnior, esse último Censo Agropecuário oferece subsídios para o trabalho das Redes. “O que o Censo pode oferecer é subsídios para a escolha de produção, além da definição do tipo do produtor e do sistema em que ele está inserido”, complementa.

Censo Agropecuário
O Censo Agropecuário é realizado somente a cada dez anos, porque é uma pesquisa nacional que precisa de tempo e de recursos financeiros. Ele define o perfil da agropecuária de cada região do país. No Paraná, foram analisados 371 mil estabelecimentos rurais e as principais características do estado são, dentre outras, uma forte presença da agricultura familiar e uma elevada produção de grãos.
Segundo Soares Júnior, o objetivo do IBGE para os próximos anos é tornar essa pesquisa anual, o que deixa os dados obtidos sempre atualizados. “Mas, por hora, enquanto não dispomos desse instrumento, a equipe do Projeto Redes continua fazendo uso dos dados resultantes do Censo Agropecuário mais recente”, ressalta o pesquisador.


Crédito de imagem: Google Imagens
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!