sexta-feira, 27 de abril de 2012

Unidade Regional de Umuarama finaliza capacitação metodológica para Diagnóstico, Planejamento e Acompanhamento de Unidades Referenciais


Extensionistas da região de Umuarama foram a campo após primeiro contato com a metodologia das Redes de Referências

A região de Umuarama finalizou nos dias 24 e 25 de abril a capacitação metodológica visando o trabalho em Unidades Referenciais. De acordo com o coordenador estadual das Redes pelo Emater, Edson Luiz Diogo de Almeida, os extensionistas tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia do Projeto e de aplicá-la em quatro propriedades da região. “A primeira etapa das oficinas foi concluída com sucesso, porque já preparamos a síntese do diagnóstico das propriedades visitadas. Já na segunda e última etapa de capacitação, em Umuarama, realizada agora no final de abril, fizemos o planejamento dessas mesmas unidades, discutimos o processo de acompanhamento e definimos estratégias para a continuidade do trabalho”, completa.
Diogo de Almeida acrescenta que serão acompanhadas 102 Unidades Referenciais de Difusão do Emater na região de Umuarama, sendo que 76 delas têm foco na produção de leite e o restante, em sistemas diversificados, como mandioca, café e frutíferas. “Após a realização da segunda etapa das oficinas, os extensionistas já estarão aptos para acompanharem todas essas Unidades Referencias sozinhos, sob a supervisão de um coordenador mesorregional do Emater e um outro do Iapar”, acrescenta.
O coordenador do Projeto pelo Emater faz um balanço positivo desse contato com os extensionistas do Emater da região de Umuarama. “A mensagem mais forte que a gente queria passar era de que este instrumento de trabalho pode ser útil para a rotina de execução das tarefas dos próprios extensionistas, porque eles passarão a trabalhar sob a perspectiva do sistema produtivo e de unidades familiares que sejam referência”, conclui.
Já para Rafael Fuentes Llanillo, coordenador estadual das Redes pelo Iapar, "na capacitação foi feito o planejamento preliminar de quatro propriedades do município de Umuarama. O aprimoramento desse trabalho inicial pela equipe regional servirá de base para a implantação do trabalho em 21 Unidades Referenciais em sistemas leiteiros. Esse será o primeiro passo rumo à implantação em 102 URs".


Crédito de imagens: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!