sexta-feira, 27 de abril de 2012

Redes de Referências reúnem 155 técnicos do Emater na primeira etapa da Capacitação em Diagnóstico, Planejamento e Acompanhamento de Unidades Referenciais

Técnicos do Emater da região de Toledo já foram a campo na primeira etapa de capacitação. Eles visitaram três propriedades, uma que possui como sistema produtivo a fruticultura, outra baseada na suinocultura e na produção de leite e a última, que possui bovinos de leite, grãos, suínos e peixes
Cumprindo acerto firmado entre as diretorias do Emater e do Iapar em novembro passado, a coordenação das Redes de Referências finalizou a primeira etapa de treinamento metodológico de técnicos do Emater nas regiões de Umuarama, Toledo, União da Vitória, Maringá e Francisco Beltrão. Em Toledo, por exemplo, 25 extensionistas receberam orientação teórica e prática dos profissionais vinculados ao Projeto. Cada técnico deverá acompanhar 90 propriedades, distribuídas de três a seis grupos de aproximadamente 30 propriedades. Em cada um desses grupos, uma propriedade será selecionada para o trabalho como Unidade Referencial.
De acordo com Gelson Hein, articulador regional de pecuária do Emater da região de Toledo, a capacitação metodológica das Redes é importante porque orienta os técnicos da instituição para uma visão sistêmica do funcionamento das propriedades. “O treinamento é altamente positivo, porque envolve um trabalho mais direcionado”, explica. Hein também destaca a importância da parceria entre a pesquisa e a extensão, porque a primeira desenvolve tecnologias que trazem melhorias às propriedades e a segunda é responsável pela difusão e pela adaptação destas às necessidades de cada produtor. Já Ivan Decker Raupp, chefe regional do Emater em Toledo, fala sobre o papel dos chefes regionais da instituição no andamento dessa iniciativa. “Nós definimos grupos, debatemos com os colegas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e medimos os resultados da extensão”, acrescenta.

Programa de trabalho
A primeira etapa da capacitação aborda o papel da extensão rural sob o enfoque de projetos prioritários em unidades referenciais, a elaboração da tipologia de agricultores, os critérios para a seleção de agricultores colaboradores e o diagnóstico de unidades produtivas, sendo finalizada com a realização e a discussão de um exercício a campo. Já na segunda etapa, com datas já programadas para estas regiões, discute-se o planejamento e o acompanhamento das propriedades selecionadas, sendo realizado um exercício prático de planejamento das unidades produtivas visitadas na primeira etapa.

Oficinas
A região de Campo Mourão também está inserida nessa primeira etapa de capacitação metodológica. De acordo com João Ricardo Barbosa Rissardo, coordenador regional de projetos do Emater, extensionistas do local devem trabalhar com 30 propriedades, cujas cadeias produtivas se dividem em leite, grãos, fruticultura, café e cultivo florestal. Após a primeira oficina teórica, realizada no início de março, será definida a data para a capacitação dos técnicos. Nas demais regiões, a realização da capacitação em suas duas etapas vem sendo programada junto às gerências regionais do Emater.


Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!