quinta-feira, 26 de maio de 2011

Diretoria do Iapar discute práticas conservacionistas de plantio em Castro

Na foto, uma das propriedades da Fundação ABC de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, sediada no município de Castro

A reunião entre representantes do Iapar, do Emater e da Fundação ABC de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, na última semana, teve como principal objetivo estabelecer um plano de trabalho que viabilizasse a produção agrícola sustentável na região centro-sul do estado do Paraná. Esse tipo de atividade, que visa principalmente à conservação dos solos, está prevista no Decreto Estadual nº. 6120/1985.
De acordo com Augusto Guilherme de Araújo, diretor-adjunto da Área Técnica e Científica do Iapar, a erosão dos solos é agravada pela falta de espaço para escoamento da água das chuvas. Para conter esse processo de degradação, os agricultores devem fazer um planejamento conservacionista específico para cada propriedade.
Diante dessa situação, a SEAB, em parceria com o Iapar, o Emater e a Fundação ABC de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, vai promover um curso de capacitação para profissionais da área. O objetivo é desenvolver práticas conservacionistas de plantio junto aos agricultores da região centro-sul do estado. Mais de 100 técnicos vão participar do evento, que ainda não tem data definida.

Legislação
Uma das primeiras leis referentes à conservação dos solos no estado do Paraná foi decretada no ano de 1985, mas recebeu nova redação em 1998. Ela prevê notificação e autuação de agricultores negligentes em relação ao processo de erosão dos solos de suas propriedades. Depois de notificados, os produtores podem pagar uma multa que varia entre R$121,40 e R$1031, 90.


Crédito de imagem: Rafael Fuentes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!