quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia de Campo em Saudade do Iguaçu reúne mais de 70 pessoas

Integrantes do Projeto Redes promoveram Dia de Campo sobre a qualidade do leite na região sudoeste do Paraná

Cerca de 70 pessoas vinculadas ao Projeto Redes participaram de um Dia de Campo em Saudade do Iguaçu, região sudoeste do estado do Paraná, no último dia 26. O evento, que aconteceu no Condomínio Pizzolatto, foi realizado com recursos do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Dia de Campo foi organizado pelos coordenadores da equipe mesorregional sudoeste do Projeto Redes, José Antonio Nunes Vieira e Norma Kiyota.
O evento reuniu famílias vinculadas ao Projeto e alguns grupos de agricultores atendidos pelo Iapar e pelo Emater, como os associados do Laticínio Alto Alegre, de Verê, e a Comunidade Anita Garibaldi, de Coronel Vivida. De acordo com Norma Kiyota, participaram apenas produtores de leite, porque essa é a principal atividade da região. “Nós priorizamos o trabalho nos sistemas de produção que incluem a atividade leite no Projeto CNPq. Assim, o objetivo final é o processo de formação dos agricultores do Projeto Redes na atividade leiteira”, acrescenta a pesquisadora.
Para Norma, o Dia de Campo permite o contato com a família que é referência na prática-tema do evento e os participantes podem ver como essa família trabalha na própria unidade de produção. “O evento também permite uma maior integração dos conhecimentos dos pesquisadores, extensionistas e agricultores, que é um dos princípios do Projeto Redes”, reforça.

Próximos eventos
A equipe mesorregional sudoeste do Projeto Redes vai promover um curso sobre a silagem de milho de plantas inteiras e de grãos úmidos, no Iapar de Pato Branco, no próximo dia 21. O evento vai contar com a participação dos pesquisadores do Instituto, Renato Yagi e Simony Lugão, além do extensionista do Emater, Valério Moro.

Assistência
O Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar acompanha cerca de 250 produtores familiares e tem 35 sistemas de referências descritos em 17 regiões de todo o estado do Paraná. Na mesorregião sudoeste, a equipe assiste 22 famílias, cujos sistemas de produção são, predominantemente, leite intensivo, leite e grãos, leite e fruticultura, leite e agroindústria, além de fruticultura e grãos.


Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!