sexta-feira, 15 de abril de 2011

Técnicos da Guatemala visitam o Iapar

Em uma semana, técnicos da Guatemala visitaram pólos regionais do Iapar, produtores rurais e a Cooperativa Agropecuária e Industrial, a COCARI

Técnicos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), da Guatemala, visitaram os Pólos Regionais de pesquisa do Iapar na última semana. Eles fazem parte de um projeto que objetiva fortalecer a segurança alimentar por meio do apoio aos pequenos agricultores. Os pesquisadores do instituto Rafael Fuentes Llanillo, Ademir Calegari e Augusto Araújo recepcionaram os visitantes.
Na sede do Iapar, em Londrina, eles tiveram a oportunidade de conhecer os métodos de pesquisa do instituto e a realidade agrícola do estado do Paraná. No dia seguinte, visitaram o pólo regional de Ponta Grossa, onde conheceram equipamentos usados no sistema de plantio direto em pequenas propriedades.
O grupo também visitou produtores rurais dos municípios de Irati e de São Pedro do Ivaí, além da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Mandaguari, Cocari. Por fim, antes partir, os técnicos guatemaltecos visitaram o estande do Iapar e a Via Rural, também conhecida como Fazendinha, na 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Lá, eles conheceram algumas tecnologias destinadas aos pequenos produtores.
De acordo com o pesquisador Rafael Fuentes, a visita ao instituto permitiu aos técnicos conhecer tecnologias voltadas à sustentabilidade, como o sistema de plantio direto em pequenas propriedades, a agricultura orgânica e a agroindustrialização em cooperativas.
A primeira prática consiste em plantar sem revolver o solo para evitar que este sofra com o processo de erosão. Já a agricultura orgânica evita o uso de agroquímicos para o controle de pragas, ao passo que a industrialização via cooperativas permite ao agricultor beneficiar determinado produto in natura para agregar valor à atividade agrícola.
O plantio direto foi tema de destaque para técnicos da Guatemala em razão do sistema estar presente em grande parte da área plantada no Paraná: são cinco milhões de hectares de área plantada, além de corresponder a 20% da área nacional também destinada a lavouras anuais.
O Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar do IAPAR e do Emater concede especial atenção ao sistema de plantio direto à tração animal e mecanização de baixa potência na região centro-sul do Paraná, tendo sido um grande destaque da visita.
Os visitantes da Guatemala se impressionaram diante dessas três atividades. Mario de León, chefe do projeto da FAO da Guatemala já pensa em colocar em prática tudo o que viu aqui no Paraná. “Estamos profundamente agradecidos. Já queremos implantar essas práticas, mas levando em conta, é claro, a realidade dos pequenos agricultores do nosso país”, conclui o técnico.


Crédito de imagem: Rafael Fuentes Llanillo
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2249
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!