quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mais três dissertações vinculadas às Redes são defendidas em universidades paranaenses

O Projeto Redes busca orientar o pequeno produtor para que este pratique uma agricultura mais sustentável. E esse é o assunto comum das três dissertações apresentadas

No trabalho intitulado Irrigação de plantas forrageiras tropicais e sorgo granífero na região do Arenito Caiuá – PR, o hoje coordenador estadual das Redes pelo Emater, Edson Luis Diogo de Almeida traça as principais características climáticas e edáficas do Noroeste do estado, dentre elas, as altas temperaturas, as chuvas mal distribuídas e os solos arenosos. E é neste cenário pouco favorável que a pecuária se tornou a atividade de maior importância econômica para a região. Diante de tal realidade, Edson avaliou o potencial de resposta de quatro forrageiras tropicais e quatro variedades de sorgo granífero, em sistema de cultivo irrigado e não-irrigado em estudo conduzido na Unidade Regional de Pesquisa Noroeste do IAPAR, em Paranavaí, estudo que levou à conclusão de sua tese de mestrado defendida na Universidade Estadual de Maringá em fevereiro deste ano.
Já Valério Moro, extensionista de Redes no território Cantuquiriguaçu, defendeu sua dissertação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR, campus Pato Branco, em dezembro último com o trabalho intitulado Manejo de alturas da pastagem de aveia preta mais azevém e uso de suplementação para cabras pré e pós parto. No estudo, conduzido na Unidade Regional de Pesquisa Sudoeste do IAPAR em Pato Branco, foram analisadas, durante seis meses, duas alturas de pastejo e dois níveis de suplementação energética no manejo de cabras em pré e pós parto.
Por fim, a turismóloga Flávia Vasconcellos Sella, aborda em sua dissertação, construída a partir de entrevistas com agricultores participantes e não participantes do Projeto Redes, a importância da metodologia do mesmo, no sentido de validar e transferir os resultados das pesquisas básicas e aplicadas para a prática no campo. O trabalho, intitulado Estrutura e Agência no meio rural: um estudo do Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar a partir da teoria neoinstitucional, foi defendido no final de 2009 junto ao Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá.


Crédito de imagem: Divulgação
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2249
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!