quinta-feira, 14 de abril de 2011

Projeto Redes ganha novo coordenador pelo Emater

Os coordenadores estaduais do Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar. Da esquerda para a direita: Rafael Fuentes Llanillo (IAPAR) e Edson Luis Diogo de Almeida (Emater)

O engenheiro agrônomo Edson Luis Diogo de Almeida assume agora o cargo de coordenador estadual do Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar pelo Emater, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, no lugar do também engenheiro agrônomo Sérgio Luis Carneiro.
Edson se formou em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, a UFLA-MG, em 1989. Dois anos depois foi embora para Maringá, onde começou a trabalhar no Emater. Fez mais duas especializações após a graduação, uma em Administração Rural pela UFLA-MG em 1994 e outra em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UEM, a Universidade Estadual de Maringá, em 2007. Por fim, neste ano, defendeu sua tese de mestrado, também pela UEM.
De acordo com o novo coordenador, a principal meta da sua gestão é a reestruturação da equipe, de forma que esta amplie o trabalho das redes. Tal ampliação, segundo ele, só é possível caso haja recursos suficientes e equipes bem treinadas. “Na perspectiva dos dois institutos, [o IAPAR, Instituto Agronômico do Paraná, e o Emater] o objetivo para os próximos quatro anos é reestruturar a equipe para ampliar o trabalho das redes”, reforça o engenheiro.
Edson também acrescenta que a principal dificuldade enfrentada pelos agricultores paranaenses é a ausência de sucessão familiar, isto é, a nova geração não se sente mais estimulada a viver no campo e a dar continuidade ao trabalho da família. “O estado do Paraná já possui políticas de incentivo à permanência dos jovens na zona rural, mas precisa desenvolvê-las melhor”, orienta o novo coordenador.
O projeto - O Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar existe desde 1998 e é uma iniciativa tanto do IAPAR quanto do Emater. Por isso, existem dois coordenadores estaduais: Edson Luis Diogo de Almeida, pela Emater e Rafael Fuentes Llanillo, pelo IAPAR.
A metodologia de pesquisa e desenvolvimento (P&D) foi adaptada a partir da experiência do Institut de l’Elevage, da França, e tem como principal objetivo difundir soluções para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores que fazem parte das Redes. Esses agricultores servem de referência técnica e econômica para um grande número de produtores por eles representados em termos de sistema de produção. Atualmente, o projeto atende cerca de 250 produtores familiares e tem 50 sistemas de referência em 17 regiões de todo o estado do Paraná.


Crédito de texto e imagem: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2249
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!