terça-feira, 12 de maio de 2009

Audiência sobre o Código Florestal lotou o auditório da Unioeste em Francisco Beltrão



A audiência da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Paraná em Francisco Beltrão, realizada em parceria com o Grupo Gestor do Território do Sudoeste – GGETESPA no dia 30 de abril, reuniu 24 instituições, entre entidades que representam os agricultores familiares, sindicatos e organismos de governo, e aproximadamente mil pessoas que lotaram o auditório do campus da Unioeste para discutir a legislação ambiental e as alternativas aos produtores na regularização das áreas ao Código Florestal (Lei federal nº 4.771/65).

Na audiência teve uma apresentação do Instituto Ambiental do Paraná - IAP sobre a legislação em vigor, com ênfase nos procedimentos para adequação das propriedades; uma exposição das alternativas para a viabilização das áreas em sintonia com o Código Florestal, a cargo de técnicos do Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais – Deser, da Secretaria de Estado do Planejamento/Paraná Biodiversidade, da Embrapa Florestas e da coordenação do curso de Engenharia Florestal do campus de Dois Vizinhos da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Depois dessas palestras, houve um debate para discutir problemas, propostas e encaminhamentos.
A carta-proposta do GGETESPA levanta uma série de alternativas e de sugestões ao poder público. “Queremos deixar claro que os agricultores familiares são defensores da preservação e querem continuar tirando sua sobrevivência e sua renda de uma propriedade que respeite as normas ambientais e a natureza em si. Não se trata de mudar o Código Florestal ou tomar iniciativas que vão de encontro à lei, mas fazer com que, nesse processo de recuperação, se leve em conta a realidade da agricultura familiar e dos produtores agroecológicos”, argumenta o coordenador regional da Fetraf-Sul/CUT no Sudoeste do Paraná, Luiz Pirin.
A deputada estadual Luciana Rafagnin, presidente da Comissão que promoveu a audiência, e o deputado estadual Augustinho Zucchi colheram as diversas propostas elaboradas pelo GGETESPA e pelos participantes do evento regional. “Ao final dessa rodada de audiências, teremos um documento que retratará as diversas realidades no estado e as preocupações e propostas dos agricultores”, afirma Luciana
Jornalista: Thea Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!