quinta-feira, 4 de julho de 2013

Região de Cianorte recebe 1ª etapa do Curso em Unidades Referenciais

Nos dias 16 e 17 de abril, o projeto Redes de Referências realizou em Cianorte a primeira etapa do curso Diagnóstico, Planejamento e Acompanhamento de Unidades Referenciais para 16 extensionistas da região. A EMATER está expandindo o seu foco de atuação e tornando-se mais próxima dos agricultores. Para realizar este objetivo o treinamento adequado dos seus técnicos é fundamental. 
A região de Cianorte possui como característica prioritária de sistemas de produção em leite, hortaliças, oleicultura, fruticultura e alguns municípios mantêm a cultura do café, Assim o curso priorizou o aprimoramento desses sistemas que são os destaques da região.
O curso foi desenvolvido com aulas teóricas em sala e também uma parte prática com o levantamento real da situação das propriedades com a realização de entrevistas com dois agricultores donos de propriedades já tidas como referência. Assim, foi possível levar a experiência das propriedades que já deram certo ao extensionistas que estão começando o seu trabalho. Porque, a intenção é que ao final do projeto cada técnico tenha implantado o método de unidade referencial em ao menos uma propriedade de cada município participante. 
Os responsáveis por ministrar o curso em Cianorte foram os coordenadores do projeto redes de referência para agricultura familiar Edson Diogo de Almeida pela EMATER e Rafael Fuentes Llanillo, pelo IAPAR. Já o monitoramento do andamento da aplicação projeto na região de Cianorte ficará a cargo do técnico Sidney Galhardo. 


Crédito de texto: Larissa Piauí
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!