quinta-feira, 4 de julho de 2013

Projeto Redes de Referências seleciona novas propriedades

Reunião com os extensionistas da EMATER na região de Cascavel

As Redes de Referências para a Agricultura Familiar é um projeto que integra equipes do IAPAR, da EMATER e agricultores familiares do Paraná. O projeto visa melhorar a produção agrícola dos pequenos produtores e por isso busca soluções tecnológicas para propriedades representativas em diversas regiões do estado.
As propriedades escolhidas são acompanhadas e inovações são discutidas e aplicadas pelos produtores até se tornar uma referência para a região. Este processo de planejamento e aplicação das melhorias pode levar de 3 a 5 anos para atingir . Até o ano passado o projeto mantinha cerca de 200 propriedades sendo acompanhadas regularmente pelos pesquisadores do IAPAR e os técnicos da EMATER, mas este ano o número de famílias agricultoras acompanhadas será reduzido para 90, abrindo espaço para a participação de novas famílias no projeto e renovar os sistemas de produção trabalhados.
No final do ano passado, foram feitas reuniões e determinadas novas diretrizes para o projeto no decorrer deste ano. “Um novo ciclo começa agora e estamos selecionando novas propriedades representativas, o nosso foco é o pequeno agricultor que não tem muita ajuda e precisa aperfeiçoar a sua produção” afirma Rafael Fuentes Llanillo, coordenador estadual do projeto pelo IAPAR que junto com o coordenador pela Emater, Edson Diogo de Almeida conduzem o projeto no estado. Para isso no decorrer do mês de março e abril foram realizadas visitas as mesorregiões Oeste, Noroeste e no Litoral do Paraná. 
Na região de Cascavel e Toledo a prioridade é para Sistemas Orgânicos de produção de Hortaliças, Frutíferas e Grãos juntamente com o tradicional trabalho em Sistemas Leiteiros. Já na região de Cianorte e Umuarama há ênfase para Sistemas Leiteiros, Sistemas de Hortaliças, Café e Mandioca. Na região de Maringá novamente os Sistemas Orgânicos de Horti-fruti aparecem como nova prioridade junto ao trabalho tradicional em Leite, Café e Sericicultura. Em Paranaguá a prioridade são os Sistemas Pesqueiros e os Sistemas Agroecológicos Hortaliças, Frutas, Mandioca e Palmitos. Esse processo deve ser gradativo em todas as regiões até porquê o trabalho de expansão só será garantido com a contratação de novos extensionistas para a EMATER cujo concurso está aprovado mas deve levar um certo tempo para sua conclusão.  

Crédito de texto: Larissa Piauí
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br

Um comentário:

  1. você está procurando um empréstimo comercial para refinanciar suas necessidades, então a oferta de empréstimo pedro será boa para você porque é genuína e passível de trabalhar com uma taxa acessível e termos e condições de empréstimo simples, também para qualquer tipo de empréstimo que você deseje solicitar por e-mail pedroloanss@gmail.com / texto whatsapp: +1 863 231 0632

    ResponderExcluir

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!