sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolsista das Redes em 2009 e 2010 desenvolve dissertação de mestrado inspirada nos problemas vivenciados pelos produtores

Da esquerda para a direita: o bolsista das Redes, Jorge Falkoski Filho, e o pesquisador da área de solos do Iapar, Antonio Costa, em visita à propriedade do produtor Nicolas Araújo Fonseca, de Tamarana, em 21 de junho de 2010

Jorge Falkoski Filho se formou em agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2008. No ano seguinte foi selecionado para ser engenheiro agrônomo no projeto Redes de Inovação e Transferência de Tecnologias nos Assentamentos de Tamarana e Ortigueira do Iapar e do Emater.  Nesse trabalho Falkoski era assistente técnico no processo de diagnóstico, acompanhamento e planos de melhoria de propriedades com sistemas de grãos, hortaliças e leite.
De acordo com Falkoski, a experiência de 21 meses nas Redes levou ao desenvolvimento de sua dissertação de mestrado. “A questão da fertilidade dos solos das propriedades que eu acompanhava era muito limitante. A convivência com o especialista e pesquisador da Área de Solos do Iapar, Antonio Costa, permitiu montar um plano de recomendação de adubação para esses sistemas. Além disso, Dr. Costa me envolveu num experimento seu relacionado com o tema e me encaminhou para o mestrado da Unesp Botucatu para ser orientado pelo Dr. Ciro Rosolem nessa área de fertilidade mesmo” explica.
A dissertação de mestrado do bolsista possui dois focos, um em relação à antecipação da adubação nitrogenada em sistemas de produção de algodão e o outro, é o estudo do grau de acidificação do solo pelo uso contínuo da mesma fonte nitrogenada, experimento que é conduzido no Iapar. Falkoski deverá defender sua dissertação de mestrado no início do próximo ano.

Crédito de imagem: Arquivo/ Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!