segunda-feira, 24 de maio de 2010

IAPAR mostra tecnologias em festa do agricultor em Dr. Ulisses

O IAPAR apresentou na II Festa do Agricultor Familiar ocorrida na cidade de Dr. Ulisses, na região do Vale da Ribeira, no final de semana passada (15 e 16), as tecnologias desenvolvidas para aquela região, considerada território da cidadania. Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o instituto desenvolve projetos regionais que visam à adaptação de tecnologia sustentável e formação de técnicos e produtores familiares.
Durante a festa do agricultor, o instituto distribuiu material com informações sobre as pesquisas realizadas naquela região e apresentou aos visitantes mudas da palmeira real, pupunha e sementes de adubos verdes.
De acordo com a administradora da Estação de Pesquisa do IAPAR em Cerro Azul, município vizinho, Ivete Efigênia da Silva Evangelista, o estande foi bastante visitado. "Alcançamos nossos objetivos que é mostrar o trabalho de pesquisa que a instituição desenvolve aqui na região", completou Ivete.

Ela informou que o instituto vai trabalhar também em Dr. Ulisses com abacaxi, caprinos, mandioca e maracujá, transferindo estas tecnologias pesquisadas como alternativas de produção e renda.

Esse trabalho integra os projetos regionais para aquela região e têm por objetivo o treinamento de produtores e técnicos da assistência técnica e extensão rural em tecnologias para produção de citros, maracujá, abacaxi e banana; a produção de mudas certificadas de citros; a apresentação de variedades e tecnologia sustentável de produção de mandioca para a região; a demonstração de tecnologia de produção de caprinos para carne; e a disponibilização de material genético de alta qualidade para produtores do Vale da Ribeira, informou o coordenador-geral da unidade de pesquisa do IAPAR, em Curitiba, Nilceu Ricetti.

Ele representa o instituto no Fórum do Vale do Ribeira formado por representantes de várias instituições. Segundo Ricetti, na condição de território da cidadania, o Vale do Ribeira recebe recursos federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do MDA e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de investimentos do governo estadual. Os recursos para o projeto chegam perto de R$ 1 milhão.

Ricetti destacou que a região já é a maior produtora de poncãs no estado e que parte dos recursos será utilizada na construção de uma estufa, que junto com a já existente, terá capacidade para 30 mil mudas de citros. Ele também destacou propostas com mandioca, indicando cultivares para mesa.

Está em estudo também a montagem de uma vitrine tecnológica na Estação Experimental do IAPAR em Cerro Azul para difusão de tecnologia em caprinocultura, além da disponibilização de matrizes para produtores do vale, em associação com a unidade de pesquisa do instituto em Pato Branco.

De acordo com o pesquisador, a melhoria genética de caprinos é uma necessidade na região. "São projetos de várias naturezas, que estão sendo discutidos dentro da demanda da região", observa Ricetti, acrescentando a possibilidade da inclusão de propostas em sistemas agroflorestais, com palmáceas e seringueira.

FESTA DA LARANJA - A Festa da Laranja, um dos eventos mais tradicionais de Cerro Azul, que acontece nos dias11, 12 e 13 de junho será uma boa oportunidade para o IAPAR divulgar as pesquisas desenvolvidas no Vale da Ribeira. De acordo com o pesquisador Nilceu Ricetti, a intenção é mostrar durante o evento o manejo de caprino e ainda as tecnologias de interesse regional em citricultura, borracha, palmáceas e adubação verde. O município de Cerro Azul é um dos maiores produtores de cítricos da região do Vale do Ribeira, com cerca de seis milhões de caixas por ano. Uma de suas maiores atrações é a Festa da Laranja que apresenta ao Estado os produtos produzidos pela agricultura local.

Iapar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!