terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Estudo mostra que reserva legal prejudicará economia do país

Pesquisa divulgada nesta segunda, dia 9, pela Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul mostrou cenário preocupante para o agronegócio, principalmente para os pequenos agricultores. Veja as projeções do estudo no vídeo abaixo.

2 comentários:

  1. O problema é mais sério do que parece. Os institutos de pesquisas nacionais ainda não oferecem estudos conclusivos que assegurem o que fazer e que resultado esperar acerca da utilização da reserva legal. Além disso, O preço recebido pelos agricultores na venda de produtos agricolas raramente são suficientes para cobrir todas as despesas necessárias à manutenção do sistema produtivo, ao atendimento da legislação ambiental e ainda proporcionar condições mínimas de qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o assunto ainda vai ser muito discutido antes de ser sacramentado. As Redes tem muito a contribuir com essa discussão. Produtores com menos de 20 ha já tem grandes dificuldades para cumprir a legislação das APPs e muitos não serão capazes de se viabilizar com uma Reserva Legal de 20% da área que não permita extrair resultados econômicos. Há que flexibilizar critérios nas propriedades menores e ao mesmo tempo buscar oferecer opções de sistemas amigáveis ambientalmente que permitam a exploração econômica da Reserva Legal. Até o Sistema Silvipastoril poderia ser encaixado de alguma forma. Culturas Perenes em arranjos florestais poderiam também ser sugeridas. É papel das Redes sugerir essas opções para as Políticas Públicas. É também papel das Redes lado a lado com a pesquisa testar novos sistemas. Creio que é momento de discutir rumo à concretização de propostas.

    Rafael Fuentes

    ResponderExcluir

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!