segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Brasil: orgânico por natureza


Solidificando-se cada vez mais como um dos maiores fornecedores de matéria prima orgânica do mundo, o Brasil chega à maior e mais importante feira do setor, a BioFach, com 32 empresas, um número recorde para o país. Também pela primeira vez, o Brasil vai ocupar cinco (5) estandes no Pavilhão Vivaness, destinado exclusivamente aos cosméticos. Otimistas, as brasileiras estarão lado a lado com outras 1200 empresas de 116 países exibindo-se de 19 a 22 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha.


"As perspectivas para 2009 continuam positivas, apesar do atual desaquecimento da economia mundial", acredita Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil. Suas razões para este otimismo serão explicadas na palestra "Brazil: More than just a supply market", marcada para as 15 horas, do dia 20 no Hall 2 330 Vivaness Hall 7A 460. "O Brasil é mais do que apenas um produtor agrícola e extrativista de orgânicos", diz. E explica: "O país é também um fornecedor de produtos de alto valor agregado, processados e industrializados e que se diferencia pelo conceito de sustentabilidade de comunidades étnicas e de cooperativas".

Em 2008, as 64 empresas associadas ao Projeto Organics Brasil exportaram US$ 58 milhões para 70 países, um aumento de 176% em relação a 2007(veja quadro abaixo) e que reflete na 3ª posição mundial - recentemente anunciada pela IFOAM - em área certificada para orgânicos, com 1,8 milhões de hectares. E desde o início deste ano, seis (6) novas empresas se uniram ao projeto. Agora são 70 empresas associadas: do extrativismo ao pequeno produtor rural; de indústrias às empresas de comércio exterior. Os produtos que mais se destacam são bebidas alcoólicas (cachaça) e não alcoólicas (chás, café e sucos); ingredientes de base para cosméticos; insumos e ingredientes amazônicos (andiroba) e exóticos (camu-camu, cupuaçu), frutas (açaí, guaraná, uva, abacaxi) legumes e carne bovina. E os mecanismos de certificação e rastreabilidade habilitam o país a ampliar sua base de exportação.

Números do projeto Organics Brasil:
Ano Empresas participantes Volume de exportação
2005 12 US$ 9,5 milhões
2006 33 US$ 15 milhões
2007 42 US$ 21 milhões
2008 64 US$ 58 milhões

O Organics Brasil surgiu para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, reunindo empresas e produtores em torno de uma marca única, atendendo aos mais exigentes padrões de adequação sócio-ambiental. O Projeto Organics Brasil é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada (Instituto de Promoção do Desenvolvimento e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e entidade governamental (Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional. [ Projeto Organics Brasil Biofach Hall 2 330 e Vivaness Hall 7A 460 | www.organicsbrasil.org ].

Revista Fator

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