terça-feira, 24 de julho de 2012

Redes de Referências capacitam técnicos do Emater das regiões de Maringá e de Ivaiporã e Campo Mourão


Técnicos do Emater do município de Ivaiporã participaram da 1ª fase de capacitação metodológica das Redes entre os dias 31 de maio e 01 de junho

A coordenação das Redes de Referências para a Agricultura Familiar segue com as etapas de capacitação metodológica de técnicos do Emater, desta vez nas regiões de Maringá e de Ivaiporã, cuja 1ª fase ocorreu entre os dias 29 de maio de 01 de junho. No primeiro local, foram selecionadas duas propriedades, a da família Magalhães, sediada em Mandaguaçu e com cultivo de bicho da seda e café; e a da família Faccin, sediada em Presidente Castelo Branco e com predominância de bovinocultura leiteira.
Em Ivaiporã, a chuva impediu que os técnicos fossem a campo realizar as entrevistas nas quatro propriedades previstas. Portanto, foram entrevistados três extensionistas que tinham em comum o fato de serem agricultores ou terem agricultores na família. As famílias estudadas foram a Jedneralski, sediada em Ivaiporã e produtora de grãos e de fruticultura; a Veloso, sediada em Santa Maria D’Oeste e com produção de leite; e a Brietzke, sediada em Cândido de Abreu e também com produção de leite. Vale ressaltar que, neste caso, as três propriedades estão em um estágio avançado de evolução e já são executadas atividades de difusão, mostrando que a metodologia das Redes é adaptável em qualquer sistema produtivo, do mais simples ao mais complexo.
                        Outra região que já recebeu a primeira fase de capacitação é Campo Mourão, entre os dias 14 e 15 de junho. 35 técnicos visitaram três propriedades: a da família Oliveira, produtora de grãos e leite; a da família Tochio, dedicada a olericultura; a da família Sommariva, que fica na cidade de Peabiru e produz grãos. A segunda fase acontecerá durante os dias 15 e 16 de agosto.
De acordo com o coordenador estadual do Projeto pelo Iapar, Rafael Fuentes Llanillo, a 1ª etapa de capacitação nessas regiões foi completada a contento, apesar do impedimento técnico que os extensionistas de Ivaiporã enfrentaram, por conta da chuva. Fuentes acrescenta que a 2ª fase de capacitação metodológica em Maringá aconteceu entre os dias 19 e 20 de junho e também está finalizada. Já a 2ª fase de Ivaiporã está prevista para os dias 7 e 8 de agosto. Francisco Beltrão que já tinha recebido a 1ª fase da capacitação em abril também já teve suas atividades completadas durante os dias 3 e 4 de julho.
Os coordenadores do projeto ainda planejam atividades em Cascavel entre 30 e 31 de agosto. Até agora já foram feitas capacitações de técnicos do Emater em  sete regiões do Paraná: Umuarama, União da Vitória, Toledo, Maringá, Francisco Beltrão,Ivaiporã e Campo Mourão. A idéia é que até o final do ano 250 profissionais sejam preparados para a utilização do método.
Já durante os dias 25, 26 e 27 de setembro uma reunião com os coordenadores das Redes em todo o Paraná está agendada para acontecer em Londrina. O objetivo é fazer um balanço das atividades promovidas até agora e o planejamento das próximas ações dos envolvidos. 


Crédito de imagens: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez e Guilherme Feijó
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!