segunda-feira, 21 de maio de 2012

Convênio público-privado baseado na metodologia das Redes beneficia produtores de leite da região de Cianorte

Programação da Feira de Agronegócios de Produtores da Amenorte (FEAPAM)

Os laticínios São Leopoldo (Iporã-PR), Lactonorte (Cianorte-PR) e Vidativa (Terra Boa-PR) formalizaram um convênio junto ao Iapar e ao Emater na abertura da Feira de Agronegócios de Produtores da Amenorte (FEAPAM), que ocorreu no dia 17 de maio. A iniciativa contou com a presença dos diretores-presidentes das três empresas, do diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto, do diretor-presidente do Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, e do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Emater, Joaquim Rocha Martins, o convênio apresenta os mesmos moldes daquele formalizado em Umuarama, no ano de 2011, junto aos produtores ligados à Cooperativa dos Produtores de Leite do Território Entre Rios (Coopeler), uma vez que ambos adotaram a metodologia das Redes de Referências. Para Martins, o principal objetivo da iniciativa é aumentar a quantidade e a qualidade do leite fornecido às três empresas envolvidas no convênio, por meio de uma assistência técnica particular, custeada em 50% pelos laticínios e em 50% pelos próprios produtores e composta por dois médicos veterinários, um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola. Os profissionais já foram capacitados e já atendem as propriedades ligadas às três empresas.
Tal assistência consiste em auxiliar os produtores a aumentar a produção de forragem de qualidade, a balancear, individualmente, a alimentação das vacas em lactação, a proporcionar mais conforto aos animais e a gerir, técnica e economicamente, a propriedade. Segundo Martins, os produtores produzem, em média, 30 litros de leite/dia/hectare de superfície forrageira. Com o convênio, dentro de cinco anos, poderão atingir a meta de 100 litros de leite/dia/hectare de superfície forrageira. Além disso, a iniciativa visa aumentar o número de propriedades assistidas. Cada laticínio vai trabalhar, inicialmente, nesta metodologia com 40 agricultores, pretendendo, a partir do segundo semestre, a adesão de outros produtores fornecedores.


Crédito de imagem: Site da Prefeitura Municipal de Cianorte
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!