quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coordenador das Redes de Referências pelo Iapar recebe visitantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq – USP)

Grupo de visitantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq – USP) em frente ao saguão principal do Iapar

O coordenador do Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar pelo Iapar, pesquisador do Grupo de Plantio Direto do Instituto e também 2º secretário da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), Rafael Fuentes Llanillo, recebeu mais de 40 visitantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq – USP), no último dia 23, na sede do Instituto. O grupo participava da 2ª Expedição Sistema de Plantio Direto Brasileiro, que ocorreu entre os dias 22 e 29 de janeiro e teve como principal objetivo educar e atualizar os envolvidos em relação às técnicas de manejo e conservação de solo, bem como à sustentabilidade ambiental.
Assim que chegaram ao Iapar, os visitantes assistiram à palestra de Fuentes e logo depois, conheceram a Estação Experimental do Instituto. Na palestra, os estudantes tiveram uma breve apresentação sobre o cenário agrícola paranaense, os princípios do Sistema de Plantio Direto com Qualidade (SPDQ) e a discussão de problemas de erosão quando o sistema não é operado adequadamente. O palestrante ressaltou que dos 25 milhões de hectares no Sistema de Plantio Direto no Brasil, o Paraná é responsável por 5 milhões (20%), mesmo tendo apenas 2,3% do território nacional.
Já para o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq – USP), Godofredo César Vitti, o Plantio Direto é uma questão de sobrevivência no Brasil e o estado do Paraná possui bons exemplos na área. “Como nós vivemos em um país tropical, um país altamente submetido à erosão, à lixiviação e à perda de nutrientes do solo, o principal objetivo da nossa visita ao Iapar é mostrar as vantagens e os pontos fracos do Plantio Direto aos estudantes envolvidos com o GAPE, que é o Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão da Esalq”, conclui.

13º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Fuentes aproveitou a visita dos estudantes da Esalq para divulgar o 13º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, que deverá acontecer entre os dias 9 e 11 de julho no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (RS). Dentre os temas que serão discutidos no evento, destacam-se os desafios e oportunidades referentes à diversificação da produção, manejo fitossanitário no Sistema de Plantio Direto, manejo da fertilidade física, química e biológica do solo, agricultura de precisão e qualidade de semeadura.

Crédito de texto e imagem: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq/ IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail: comunicacaoredes@iapar.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!