quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Redes negocia parceria com a empresa Diplomata

Diretoria da empresa Diplomata e integrantes do Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar podem firmar convênio para o acompanhamento de propriedades leiteiras da Região Oeste do Paraná

Cerca de seis produtores de leite da Região Oeste do Paraná podem ser vinculados ao Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar dentro de pouco tempo. O convênio deve ser firmado com a Diplomata. De acordo com o pesquisador da Unidade Regional de Pesquisa Oeste (URP-Oeste) do Iapar, Luiz Moreira Coelho Junior, o Projeto Redes Oeste se encontra em fase de definição de sistemas e de propriedades e, por isso, seria o momento adequado de estabelecer uma parceria. “Esse convênio pode gerar referências em sistemas melhorados de leite na região”, acrescenta.
Segundo Coelho Junior, primeiro é necessário um estreitamento entre as diretorias do Iapar e da Diplomata para a oficialização de um convenio de cooperação. A partir daí, serão deflagrados o diagnóstico e o planejamento de cada propriedade, o que corresponde ao principal instrumento de condução do trabalho. A Diplomata seria a responsável pelo acompanhamento desses produtores e receberia supervisão técnica e metodológica do Projeto Redes Oeste.
A principal motivação da empresa é que o acompanhamento dos estabelecimentos rurais poderá proporcionar melhorias na gestão, redução nos custos de produção e aumento da rentabilidade dessas famílias em um período de tempo de médio prazo, garantindo sustentabilidade na oferta de leite em todas as épocas do ano. “A parceria do Iapar garantiria fundamento técnico e capacitação do pessoal da Diplomata, ao mesmo tempo, fortaleceria a representatividade das Redes de Referências no Oeste do Paraná, onde os sistemas leiteiros vêm sendo trabalhados pelo Emater e pelo Iapar”, conclui o pesquisador.

A empresa Diplomata
A empresa Diplomata Industrial e Comercial está sediada na cidade de Cascavel (PR) e possui filiais em outros cinco estados, dentre eles: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ela trabalha com produção e exportação de aves, suínos, além de produtos derivados do leite, por isso o interesse nas propriedades vinculadas às Redes da Região Oeste do estado.
De acordo com o superintendente do setor de laticínios da empresa, Paulo Maurício Bernardini Basto da Silva, a Diplomata realiza parcerias público-privadas desde o ano de 2006. Segundo ele, o principal objetivo dessa iniciativa é orientar os produtores para que eles aumentem a qualidade da matéria-prima e, consequentemente, do produto que chega até o consumidor final. “Com isso, todo mundo ganha, desde o pequeno produtor até o consumidor final”, conclui o superintendente.


Crédito de imagem: Arquivo/Projeto Redes
Crédito de texto: Cinthia Milanez
Bolsista de Comunicação Social – Jornalismo
Projeto Redes de Referências para a Agricultura Familiar / CNPq / IAPAR / EMATER
Telefone: (43) 3376 – 2274
E-mail:
comunicacaoredes@iapar.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!