terça-feira, 1 de setembro de 2009

Redes de Referências realizam Dia de Campo na 12ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da Região de Cornélio Procópio


Pelo terceiro ano consecutivo, as Redes de Referências para Agricultura Familiar, do IAPAR e Instituto Emater, realizam Dia de Campo no dia 3 de setembro na 12ª edição Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cornélio Procópio.

As atividades começam às 13h e contarão com a participação de aproximadamente 100 produtores. Divididos em turmas, os agricultores assistirão a palestras de aproximadamente 40 minutos cada distribuídas em três estações temáticas.
A primeira estação apresentará o efeito da rotação de culturas na rentabilidade, na física e na química do solo e será ministrado pelo pesquisador e coordenador das Redes, Rafael Fuentes Llanillo. Na segunda, o extensionista da Emater Nelson Harger colocará em pauta a adubação econômica para culturas de grãos. E por fim, o pesquisador do Iapar da área de Fitotecnia José Salvador Simoneti Foloni, discutirá as alternativas de inverno para a produção de biodiesel.
Segundo o articulador do evento, o extensionista da Emater Ciro Marcolini, o objetivo é levar aos agricultores novos ciclos de produção. “Os produtores terão oportunidade de conhecer novas tecnologias para melhorar o rendimento nas propriedades e evitar certos danos, como infecção de doenças no campo”, relata.
O coordenador das Redes, Rafael Fuentes, acrescenta que serão apresentados dados reais acerca das Unidades de Teste e Validação (UTVs) das Redes aos participantes, removendo a subjetividade da discussão sobre o tema. “A argumentação utilizando dados reais facilita o convencimento dos produtores que estarão no evento. O objetivo é incentivar os agricultores a explorar outras culturas além da soja e do milho safrinha, que acabam limitando os benefícios do plantio direto. A rotação da soja com o milho de verão e a utilização de aveia, trigo, triticale e nabo no inverno trazem qualidade ao sistema e podem ser mais rentáveis”, finaliza.
As Redes de Referências para Agricultura Familiar têm o apoio do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Ana Carolina Oldemburgo
Bolsista na Área de Comunicação Social (Jornalismo)
Programa Universidade Sem Fronteiras / SETI / IAPAR
Endereço eletrônico: Comunicação Redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!