quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Bolsista das Redes vence prêmio de economia no Paraná



A estudante do quinto ano de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrante das Redes de Referências para Agricultura Familiar, Juliana Baptistella, foi a vencedora do 19º Prêmio Paraná de Economia, na categoria Artigo de Estudante. A premiação contemplou ainda vencedores nas categorias Economia Paranaense, Economia Pura e Aplicada e Artigo de Economista. O prêmio é promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) do Paraná e tem como objetivo estimular e valorizar a produção científica sobre temas ligados à economia paranaense.
Juliana, que veio do estado de São Paulo para estudar em Londrina, participa desde o primeiro ano de projetos de pesquisa que estudam a economia paranaense. No artigo em que foi premiada, que se estende por 17 páginas, a estudante aprofunda a composição do rendimento dos trabalhadores no Paraná. “Analisei os principais componentes da renda dos trabalhadores no estado”, explicou.

Segundo ela, a principal fonte de renda dos paranaenses é o próprio trabalho, que ocupava 76% da composição da renda em 2001, primeiro ano estabelecido pela pesquisa, e caiu para 75% em 2006. “O artigo demonstrou que o trabalho está perdendo espaço para outros tipos de rendas”, afirmou. Os dados foram baseados na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD).

Seguido pelo trabalho, a renda do paranaense é composta por aposentadorias e pensões, que passou de 15,7% em 2001 para 16,5% em 2006. Em terceiro lugar, vêm outros tipos de renda, como juros de aplicações financeiras e programas de transferências de renda do governo. Esse tipo de renda passou de 1,4% da composição em 2001 para 2,3 em 2006. “Observamos que, assim como no Brasil, isso contribuiu para a queda na desigualdade de renda.”

O prêmio pela pesquisa será entregue no próximo dia 26 em Campo Mourão, Noroeste do estado. “É muito significativo para o meu currículo, já que nem sempre as pesquisas feitas na universidade são divulgadas ou reconhecidas”, afirmou.

Fonte: JL/Fabio Luporini

3 comentários:

  1. Essa menina é dedicada e estudiosa... uma pessoa muito especial... merece tudo que vem acontecendo na vida dela...

    É uma pessoa muito iluminada e tem um coração maravilhoso... Só temos que aplaudir e parabenizar!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Juliana !
    Creio que essa premiação coroa sua proatividade e seu senso de responsabilidade, disciplina e organização, fundamentais para o belo futuro que certamente vc. terá pela frente. É um privilégio poder contar com vc. em nossa equipe. Que Deus a abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dimas!
    Fiquei emocionada com suas palavras!
    Obrigada de coração...

    Agradeço também a oportunidade de participar dessa equipe porque é um privilégio trabalhar ao lado de profissionais tão competentes.

    Que Deus nos abençoe..
    Abração

    ResponderExcluir

Obrigado por participar das discusssões no Blog das Redes!